Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da mulher > Tudo sobre o Ponto "G", de Grafenberg

Tudo sobre o Ponto "G", de Grafenberg


UniEuropa Business School PUBLICIDADE
Muito ceticismo ainda ronda tanto a existência quanto a função do ponto "G" (em inglês, G-spot ou Grafenberg spot).

Seria o equivalente à próstata masculina, consistindo em uma região, não necessariamente um ponto, onde alojam-se as glândulas de Skene, que cercam a uretra.

Invisível aos olhos e duvidoso ao tato, situa-se logo abaixo do osso púbico, profundamente na parede anterior da vagina, entre sua abertura e o colo do útero.

Na prática, é alcançado e passível de estimulação ao se introduzir toda a extensão do dedo indicador na vagina, ou com o pênis em algumas posições sexuais favoráveis.

Cerca de metade das mulheres em quem a estimulação do ponto "G" foi tentada, relatou-o como uma área bastante sensível e, se devidamente estimulada, levariam-nas a experimentar um orgasmo bastante intenso.

Outras mulheres nada sentiram, inclusive, relataram que a estimulação despertou vontade de urinar (talvez pela proximidade com a uretra).

Ao ponto "G", é atribuído a capacidade de induzir a uma "ejaculação feminina", fenômeno ainda não muito bem esclarecido.

O certo é que, se houver cumplicidade e anuência mútua, vale a pena pelo menos explorar mais esta forma de prazer.


Publicado em: 11/11/2000. Última revisão: 27/09/2024
 COLABORADORES 
Dr. Cálide Soares Gomes Dr. Cálide Soares Gomes - Urologista formado em Medicina pela UFMA, 1982, com residência médica em Urologia, HMSA, Rio de Janeiro-RJ. Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Efetivo da Confederacion Americana de Urologia. Efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Professor da Disciplina de Urologia da UFMA. CRM:3011
todos artigos publicados