PUBLICIDADE
|
Diversos são os fatores causais de traumatismos dentais.
Pesquisas têm demonstrado que acidentes automobilísticos, esportes radicais e brigas são os maiores causadores de traumatismos nos dentes.
Por se tratar de um problema mais complexo é que na totalidade dos casos, a visita a um profissional da área odontológica se faz necessária. Pretendemos neste artigo somente passar algumas informações a respeito das atitudes que devem ser tomadas, durante o trajeto (do local do acidente até o consultório ou posto de saúde) para que o dentista possa examinar o paciente.
De forma bem simplificada, podemos dizer que os traumatismos dentais são divididos em:
- Fraturas coronárias,- são aqueles casos no qual o paciente acidentado, tem uma parte da coroa dental (parte visível do dente na boca) quebrada. Frente a um caso deste o paciente deve guardar e levar o fragmento do dente que se quebrou, sempre que possível, pois isto auxilia e facilita o trabalho do dentista.
- Luxação,- ocorre quando após o trauma o dente se apresenta inteiro porém sensível (seria a Concussão); também podemos ter casos nos quais o dente apresenta-se inteiro, porém com mobilidade (Subluxação); ainda temos injúrias nas quais os dentes podem estar deslocados do seu lugar normal (luxação lateral) e ainda, às vezes, podemos encontrar o dente intruído no alvéolo, ou seja, dentro do osso; ou extruídos (fora do osso).
Também não são raras as vezes em que, devido a um forte impacto o dente é avulsionado, em outras palavras , o dente “sai da boca”; frente a estes casos o paciente deve pegar o dente que caiu colocá-lo em um recipiente com leite, soro ou água e procurar o profissional da área o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o dente for reimplantado, maiores são as chances de se salvá-lo.
Traumas mais violentos, podem incluir a fratura dos ossos alveolares, que são os ossos que seguram os dentes, nestes casos geralmente o paciente é encaminhado ao hospital e lá é atendido pelo cirurgião de plantão.
- O melhor é prevenir-se e evitar os traumatismos.