PUBLICIDADE
|
Transtorno bipolar é uma doença que também afeta o cérebro, a parte mais complexa do corpo, e por isso ainda existem mistérios sobre a sua origem.
O transtorno bipolar tem como principal característica a mudança de humor que pode variar dependendo do tipo e grau da doença.
A bipolaridade pode ser classificada por um transtorno de humor.
_É uma alteração que ocorre em fases de melancolia, intercalada por fases de euforia também conhecida pelo nome de mania_, explica o Dr. Ricardo Brasil, psiquiatra do Hospital Daher.
O transtorno bipolar tem a fase mais depressiva chamada de distimia, e períodos de hipomania, quando a pessoa fica altamente produtiva, precisa de poucas horas de sono e se sente bem fisicamente.
_Há um rebaixamento no humor durante alguns meses, depois há o estado maníaco, em que ela pode se envolver em situações de risco por essa falsa sensação de controle_, alerta o Dr Ricardo.
Acredita-se que existe uma influência genética, porém não há diferença entre homens e mulheres.
_Geralmente são jovens solteiros, que como consequência da doença, têm dificuldades para manter relacionamentos_, destaca o Dr. Ricardo.
O diagnóstico ainda é deficiente, pois é uma doença que abrange a mente e o corpo, então é necessária uma análise psiquiátrica para a identificação do transtorno bipolar.
E quanto mais cedo ela for identificada, melhor será o resultado do tratamento do paciente.
Não há cura para o transtorno bipolar, entretanto existem medicamentos que tratam os sintomas e ajudam a evitar a constante mudança de humor.
Principais sintomas do transtorno bipolar:
Fase maníaca
- Redução da necessidade de dormir,
- Gastos excessivos de dinheiro,
- Promiscuidade (sintoma variável de cada pessoa),
- Aumento de energia corporal,
- Pensamentos acelerados.
Fase depressiva
- Perda ou ganho acentuado de peso,
- Baixa autoestima,
- Desânimo,
- Afastamento de amigos e familiares.