PUBLICIDADE
|
Tenho um filho de 3 anos que troca muitas letras e confunde os sons. Existe algum tratamento fonoaudiológico para esse problema? Com que idade uma criança que fala errado deve ser levada a um especialista?
A criança deve ter toda a aquisição fonêmica, ou seja, deve estar falando todos os sons da nossa língua até os 4 anos de idade.
Existe uma escala de aquisição dos fonemas e os últimos a serem adquiridos são o "r" (cadeira, praia) e o "l" (blusa).
Se o seu filho estiver com omissão destes fonemas, não se preocupe pois ele pode adquirí-los com a própria maturidade, mas é importante que todos a sua volta falem com ele de forma correta e não como ele está falando.
A família é o modelo da criança na aprendizagem da fala, então se lhe falam de forma errada, vai aprender a forma errada.
Mas se o seu filho já tiver completado 4 anos e não adquirir estes fonemas é importante levá-lo a um fonoaudiólogo.
Outro ponto importante é saber como está a textura da alimentação do seu filho pois a mesma não deve ser facilitada, ou seja, oferecida na forma pastosa, pois assim não irá permitir o amadurecimento tônico dos músculos da fala e os lábios, língua e bochechas.
Além disso, não irão exercer seu papel fundamental na fala ou vão exercer de forma ineficiente.
Como está a respiração do seu filho? Ele dorme de boca aberta? Ronca e/ou baba durante a noite?
Se uma dessas respostas for positiva é importante uma avaliação com otorrinolaringologista a fim de investigar alergias e adenóides além de um bom exame auditivo, que será realizado por um fonoaudiólogo da área auditiva.
Sempre é bom ouvir a opinião de um especialista e principalmente no seu caso o que indico é a procura de um fonoaudiólogo para que possa avaliar melhor seu filho e orientá-la da melhor forma possível.