PUBLICIDADE
|
A quiropraxia (manipulação das articulações do corpo humano) é uma terapia corporal baseada na manipulação do corpo humano, dando ênfase no alinhamento da coluna vertebral. Os ossos e articulações podem se deteriorar e sofrer pequenos desgastes com o tempo e isso vai ocasionar um desequilíbrio dinâmico entre as articulações da coluna vertebral e de todo o nosso corpo, pois estas diferenças milimétricas vão ser compensadas por desvios na coluna vertebral, ocasionando dor e desconforto.
A quiropraxia surgiu em 1895 desenvolvida pelo canadense Daniel Palmer e foi muito bem aceita e divulgada por todo o Canadá e Estados Unidos, onde existem, atualmente, mais de 50 mil terapeutas registrados.
Os quiropraxistas, dizem que o desnível das vértebras, mesmo milimétrico, é suficiente para provocar dores e prejudicar o funcionamento de diversos órgãos do nosso corpo. As alterações do sistema músculo-esquelético são muito comuns e os benefícios do ajustamento e realinhamento através da manipulação das aticulações são sentidas já nas primeiras sessões, que duram em média 45 a 60 minutos.
Para realinhar a coluna vertebral o terapeuta usa apenas a manipulação sem intervenções de nenhum outro equipamento, sendo, pois, um método não invasivo e natural, evitando procedimentos agressivos como a cirurgia.
O curso de quiropraxia dura 5 anos e estuda além de anatomia e fisiologia humana, biologia, genética, histologia e embriologia, psicologia geral, patologia geral, bioquímica, farmacologia, radiologia, toxicologia e saúde pública. O diagnóstico é feito com as mãos e com o auxílio de exames de Raio X. Na primeira sessão, o quiropraxista realiza um exame físico completo para verificar possíveis anomalias. O paciente pode ser encaminhado ao médico antes das sessões se houver necessidade. A quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).