PUBLICIDADE
|
Qual o melhor exercício para perder peso: aeróbios ou anaeróbios?
Somente os exercícios aeróbios (exigem coração e pulmão em níveis mais elevados) propiciam um emagrecimento verdadeiro, porém, sabe-se que os exercícios anaeróbios são importantes para quem quer ir mais além.
Para realizarmos uma comparação: uma pessoa bem de vida, sem doenças, com uma conta bancária razoável, só tem a progredir cada vez mais na vida. Uma pessoa com um bom emprego, por exemplo, tende a ser cada vez mais desenvolvida.
Já uma pessoa mais humilde, tem muitas dificuldades para se estabelecer, já que tudo é mais difícil, a situação financeira, as oportunidades de crédito, etc.
Para o emagrecimento é assim também.
Uma pessoa obesa tem enormes dificuldades para iniciar e continuar um programa de emagrecimento.
Por que?
Porque seu metabolismo (poucos músculos) não suportam uma carga mais longa e intensa. Já as pessoas com uma boa musculatura nem precisam muito esforço para perder gordura, já que não tem, reunindo condições para malhar muito mais tempo.
Justamente as pessoas que querem emagrecer é que necessitariam ficar entre 45 min e 1h realizando atividades físicas. Só que elas não conseguem, pois suportam apenas entre 15 e 20 min de atividade em ritmo moderado, prejudicando seu programa de exercícios.
Por outro lado, as pessoas que não precisam emagrecer, suportam 2 a 3 horas de atividades pesadas. Pode parecer uma injustiça, não é mesmo? Mas é assim que funciona.
A solução?
Uma só. Controle alimentar com supervisão e orientação de nutricionista e muita atividade física, realizada corretamente, tais como: caminhadas, hidroginástica e musculação leve, para tonificar os músculos e gradativamente ir aumentando o metabolismo de queima das gorduras.
O progresso é lento mesmo, mas funciona. E não se esqueça: tudo isso com exames médicos e controle da sua saúde.