Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Pinguécula

Pinguécula


UniEuropa Business School PUBLICIDADE
O que é uma pinguécula?

A pinguécula é uma mancha amarelada ou um engrossamento sobre a esclera (branco do olho), e assim como o pterígio, é mais comum no ângulo interno do olho.

A pinguécula é uma alteração do tecido conjuntival normal onde há um depósito de material proteico e lipídico.

Diferentemente do pterígio, a pinguécula não cresce sobre a córnea. A pinguécula também pode ser uma resposta à irritação ocular crônica ou à luz solar.


Tratamento

Não é necessário nenhum tratamento a menos que se produza inflamação, pois a pinguécula não cresce sobre a córnea nem prejudica a visão.

Em alguns casos, quando a pinguécula torna-se motivo de preocupação, principalmente estética, pode-se retirá-la cirurgicamente.

As enfermidades do olho podem manifestar-se a qualquer idade. Muitas delas não causam sintomas até que tenham produzido lesão.

Por isso exames médicos realizados regularmente por um oftalmologista são muito importantes, já que muitos casos de cegueira tem prevenção, quando são diagnosticadas e tratadas a tempo.


Publicado em: 17/04/2003. Última revisão: 23/02/2024
 COLABORADORES 
Dr. Lêoncio Queiroz Neto Dr. Lêoncio Queiroz Neto - Médico Oftalmologista, especialmente interessado em doenças externas oculares, córnea, catarata e cirurgia refrativa.
todos artigos publicados