PUBLICIDADE
|
O que são anorexia e bulimia?
São distúrbios alimentares de origem psicológica e que atacam geralmente mulheres entre 15 e 35 anos, caracterizadas por perda de peso em excesso e sem causa aparente.
As pessoas vítimas de bulimia e/ou anorexia, tentam esconder de todos, inclusive de seus familiares, o problema pelo qual está passando. Isso torna o tratamento mais difícil e às vezes até tardio.
A pessoa que sofre de anorexia vive em dieta constante, chegando a praticar o jejum. Por achar-se gorda, deixa de ingerir uma quantia mínima necessária de calorias ao dia. E quanto mais emagrece, mais gorda se acha, e menos come.
O caso conhecido mais dramático de anorexia, acredita-se que tenha acontecido com as irmãs Samantha e Michaella Kendall, que aos 14 anos em 1981, impuseram-se uma rigorosa dieta de emagrecimento.
Michaella morreu em 1983, com o corpo literalmente desintegrado por falta de calorias. Sua irmã Samantha sobrevive penosamente e sem um prognóstico favorável.
Já a pessoa vítima de bulimia é acometida de uma incontrolável voracidade ao comer, o que a leva a comer tudo o que está ao seu alcance, para logo em seguida sentir-se culpada e provocar vômitos.
Ao longo do tempo, o ato de comer passa a desencadear o estímulo do vômito automaticamente.
Entre suas vítimas mais famosas, encontramos a Princesa Diana e Karen Carpenter (vocalista do grupo Carpenters).
Para que se obtenha sucesso com o tratamento, este deve ser feito por um grupo de vários profissionais, entre eles; médicos, psicólogos e nutricionistas.