PUBLICIDADE
|
O mergulho é uma das atividades desportivas que mais exige preparo físico em perfeitas condições, isto porque vai ser exigido a máxima capacidade pulmonar e cardíaca a níveis que superam as atividades físicas convencionais.
E por causa do peso de coluna d'agua o mergulhador deve suportar 1,2 atmosferas e isso não é fácil.
Você deve estar bem condicionado ao meio aquático, ter sua função pulmonar avaliada em provas de laboratório por um Pneumologista.
Deverá ter passado por rigoroso teste com Otorrinolaringologista a fim de testar sua capacidade para suportar a pressão na água.
E principamente você devera ter idoneidade específica para praticar mergulho.
Atividades aeróbicas convencionais são adequadas quando aliadas a um treinamento muscular de resistência à fadiga, mas principalmente ter um bom preparo para executar apnéia.
É desnecessario dizer que seu exame médico deve estar em dia, pois o mergulho trabalha também, a pressão psicológica do ser humano em situações de perigo.
A embolia gasosa costuma ser um dos acidentes mais frequentes entre mergulhadores e exige conhecimento técnico e preparo físico constante.
Uma consulta ao Cardiologista é de suma importância para quem vai praticar mergulho, pois as arritmias cardíacas e paradas cardíacas podem acontecer neste tipo de solicitação física ainda mais se houver algum histórico clínico na familia que envolva problemas cardíacos.
É sempre bom lembrar que o mergulho é um esporte apaixonante e por isso mesmo deve ser praticado com a máxima segurança pois o meio aquático não é o nosso meio natural de locomocao.
Um dos maiores atletas e preparador físico Brasileiro foi Cláudio Coutinho que morreu durante um mergulho no Rio de Janeiro.
O mergulho junto com asa-delta (vôo-livre) está entre os esportes mais perigosos do mundo com um percentual de acidentes fatais em torno de 3%.