PUBLICIDADE
|
O que é a Meningite?
A Meningite meningocócica é a inflamação nas meninges, membranas que recobrem o cérebro, causada pela bactéria Neisseria meningitidis.
Pode ser causada por vários tipo de microorganismos, como vírus ou bactérias, e é transmitida pelas gotas expulsas pela fala, tosse, espirro ou beijo.
O risco de contrair a meningite existe para todas as idades, sendo que dos três meses a um ano de vida a criança encontra-se no período de maior risco.
A Meningite meningocócica é considerada uma doença grave, já que pode causar um infecção generalizada atingindo várias partes do corpo, podendo causar a morte ou deixar sequelas permanentes como: surdez, amputação dos membros, danos cerebrais, etc.
Formas de transmissão
A transmissão ocorre por via respiratória, através do contato com secreções nasofaríngeas (nariz ou garganta). A bactéria, Neisseria meningitidis, conhecida como Meningococo, se instala e se multiplica na garganta, podendo ou não produzir sintomas da doença.
Sintomas
Os principais sintomas da meningite meningocócica são:
- febre alta (38 – 41 C),
- dor de cabeça muito forte,
- náuseas,
- letargia,
- fotofobia (desconforto a luz brilhante),
- vômitos em jato e,
- rigidez da nuca (pescoço duro),
- em bebês: moleira abaulada, febre e irritabilidade.
Formas de prevenção da doença
Hoje existem vacinas eficientes contra o meningococo, principal agente causador da meningite meningocócica, que estão disponíveis em consultórios e nas clínicas particulares de vacinação.
Embora a vacina não esteja disponível na rede pública brasileira, crianças com condições de saúde específicas tem direito a receber do Governo, gratuitamente, a vacina através dos CRIEs – Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais.