PUBLICIDADE
|
O hábito nada mais é que a repetição de um ato (por exemplo, chupar chupeta) com uma determinada finalidade. Alguns hábitos com o decorrer do tempo podem se tornar indesejáveis e prejudiciais ao correto desenvolvimento das estruturas bucais.
As crianças até aproximadamente dois anos de idade encontram-se em uma fase “oral”, na qual a satisfação de suas necessidades é centrada na boca, portanto a sucção é muito importante para elas.
No entanto a sucção dos dedos, chupeta ou mamadeira é um fator que pode interferir no desenvolvimento da criança, podendo ocasionar alterações bucais , tais quais: mordida aberta, mordida cruzada, inclinação dos dentes, alteração na deglutição, diastemas (espaços entre os dentes), etc.
Estes hábito devem ser removidos o quanto antes, sendo que a persistência dos mesmos por muito tempo trará alterações as quais somente poderão ser corrigidas com o uso de aparelhos.
Para removermos estes hábitos devemos procurar ajuda de psicólogos, nos casos mais difíceis, e do odontopediatra. Algumas dicas de como remover os hábitos estão descritas abaixo:
- Converse com a criança , explicando o porquê da remoção do hábito, com paciência , amor e carinho. Devemos usar a criatividade para distrair a criança e faze-la esquecer do hábito.
- No caso das mamadeiras podemos, com o tempo, diluir o leite em água deixando a mamadeira menos saborosa. Bem como também devemos incentivar a criança a usar o copo (preferencialmente copos com bichinhos desenhados, etc.)
A sucção do dedo é a mais difícil de ser removida, por isso devemos evitar que este hábito tenha início. No entanto se o mesmo já se instalou procure a ajuda e orientação de um profissional.(psicólogo)
Caso já existam alterações bucais, procure um profissional (dentista) para receber orientação adequada à respeito do que deve ser feito.