PUBLICIDADE
|
Parei de comer carne, quais precauções devo tomar?
Diversas pessoas no mundo todo não comem carne por vários motivos, seja por aversão ao sabor ou até mesmo por questões ecológicas e religiosas.
O fato é que a carne é um ótimo fornecedor de proteínas para o corpo, mas não o único. Existem pessoas que são totalmente vegetarianas, e alimentam-se apenas de produtos de origem vegetal, outras que se alimentam de carne branca, e há ainda pessoas que se alimentam com leite e ovos (ovolactovegetarianas).
As proteínas são constituídas por aminoácidos. Esses pequeninos elementos são em número 22 e subdivididos em essenciais e não essenciais. Os essenciais não são produzidos pelo organismo, os não essenciais sim.
O que determina se uma proteína é de alto ou baixo valor biológico é a quantidade e relação existente entre os aminoácidos, além de sua digestibilidade.
As carnes, leites (e derivados) e ovos, são as proteínas que contém em maior e melhor proporção os aminoácidos essenciais, por isso, ao consumí-los você estará garantindo que a maior parte da proteína contida neste alimento será absorvida e aproveitada.
Por outro lado, uma dieta totalmente vegetariana pode suprir as quantidades de proteínas necessárias se forem bem suplementadas.
Um determinado alimento é pobre em um tipo de aminoácido mas rico em outro, e sendo assim pode completar-se quando bem combinado, um exemplo disso é o conjunto leite+cereais.
Essa suplementação dá melhor resultado quando utilizados produtos que são modificados geneticamente, como por exemplo o milho com alto teor de lisina, ou ainda produtos que por melhorias nas técnicas de plantio permanecem com seus nutrientes mais conservados.
Diversos estudos foram e estão sendo feitos para provar que a nossa conhecida dupla Arroz e Feijão é um bom exemplo de suplementação mútua de aminoácidos.