PUBLICIDADE
|
Desejas ter um cabelo sedoso? Então use nosso shampoo com proteína de seda!
Diariamente escutamos palavras como essas em comerciais de shampoo que prometem uma limpeza profunda e rejuvenescimento dos nossos cabelos, enquanto nos mostram cabelos cheios de espuma.
Entretanto, a espuma não limpa nossos cabelos! Os fabricantes a incluem porque poucos comprariam um shampoo que não faz espuma.
Entre a longa lista de componentes que aparecem na constituição dos shampoos, muitos são inteiramente inócuos - sem efeito algum - dando textura, cor e perfume ao produto.
Agora, realmente o que limpa os nossos cabelos?
Como todo o produto de beleza, é o detergente diluído no produto.
Seu trabalho é simples: arrancar as placas de gordura e a sujeira aderida ao couro cabeludo.
Basicamente, se dermos uma olhada na composição de qualquer shampoo, veremos que os primeiros ingredientes que aparecem são água e algum tipo de detergente.
Entretanto, é um erro pensar que lavar os cabelos com água e detergente é o suficiente para garantir um penteado saudável.
Isso porque o sabão é alcalino e faz com que as células se inchem e adquiram um aspecto áspero, dando ao cabelo um tom sem brilho.
Antigos livros de beleza recomendam complementar a lavagem com um enxague de vinagre ou suco de limão, que dissolvem o detegente e garante um aspecto brilhante e suave.
É por essa razão que encontramos, nos shampoos e condicionadores, algum tipo de ácido cítrico.
E, voltando ao princípio, cuidado com a publicidade: desde quando as proteínas da seda deixam os cabelos sedosos?