PUBLICIDADE
|
Uma avaliação médica deveria ser o primeiro passo para que uma pessoa possa se iniciar seguramente em uma atividade física, sem riscos à sua saúde. Isto parece, infelizmente, não ser o exemplo a ser seguido por milhões de praticantes de exercícios físicos e esportes de todos os tipos por todo o país.
Lamentavelmente, ao não fazer um exame médico minucioso antes de se iniciar em exercícios e atividades físicas mais intensas, os indivíduos correm o risco de comprometer seriamente sua saúde.
Um destes testes é o eletrocardiograma que vai detectar possíveis e minuciosas alterações cardíacas que poderiam trazer algum risco.
Mas qual é a importância real do E.C.G. ?
Imprescindível, pois o eletrocardiograma (E.C.G.) avalia a atividade do músculo cardíaco e detecta possíveis alterações e distúrbios que possam comprometer à prática regular de determinadas atividades físicas.
O E.C.G deve ser realizado em repouso e em esforço (Teste ergométrico) a fim de que se possa avaliar o estado do coração durante o exercício físico, porque uma pessoa pode ter um E.C.G. de repouso sem alterações, porém quando submetida ao esforço podem aparecer alterações significativas que possam sugerir doença cardíaca, principalmente isquemia miocárdica*¹.
O check-up cardiológico completa-se com um exame Ecocardiográfico que estuda a anatomia do coração e a função das válvulas cardíacas mostrando possíveis anomalias e distúrbios mais graves.
Estas informações são coletadas pelo cardiologista e são de grande importância para quem se inicia num programa de atividade física com segurança e responsabilidade.
Em resumo, depois de um exame clínico a avaliação cardiológica faz-se necessária e indispensável para se determinar com precisão a capacidade física de iniciantes e as possíveis contra-indicações de diferentes programas de exercícios sobre seu organismo.
*¹ Contração das artérias do miocárdio, resultando em falta de sangue para o coração.