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Tai chi – meditação em movimento

Publicado em: 03/02/2001. Última revisão: 16/02/2014

Jornalista Miguel Valdívia - especial para a Saúde na Internet

Suaves movimentos que imitam as ondas do mar, banhando suavemente a areia da costa.

A esta imagem, podemos comparar os ritmados e pausados movimentos com que se pratica o Tai Chi Chuan.

Similar a outras técnicas orientais, como Yoga e meditação, o Tai Chi Chuan busca reconectar o homem (no caso dele haver perdido seu rumo) com a energia que o percorre, conhecida como Ki, na cultura chinesa.

A origem dos movimentos, em que essa milenar técnica é inspirada, derivam do Taoísmo, que forma a crença básica de várias das religiões orientais.

Mesmo tranqüilos e relaxantes, os movimentos do Tai Chi Chuan escondem uma forma de arte marcial que os orientais praticam a milhares de anos.


Princípios

Alguns definem a prática do Tai Chi Chuan como a meditação em movimento, num jogo de equilíbrio entre o Ying e o Yang.

Uma vez que se entende que essas forças são, na realidade, motores da criação, dá-se o primeiro passo para alcançar o equilíbrio interior.

Mesmo que originalmente o Tai Chi Chuan tenha surgido como uma arte marcial, a maioria das formas praticadas atualmente enfocam-se mais sobre os benefícios para a saúde que na necessidade de defesa propriamente dita.

O Tai Chi Chuan é a forma mais pura de uma técnica voltada para as artes marciais. Atualmente, ao invés do conflito, a técnica busca a harmonia e a paz no próprio corpo.


A técnica

Mesmo que essa milenar técnica seja praticada em muitas formas distintas, a maneira mais popular é a praticada desde 1956, ano em que a Comissão de Esportes da China decidiu estabelecer um procedimento básico para difundir mais o exercício.

Além do mais, os passos podem ser praticados isoladamente ou em um movimento contínuo, onde pode ser agregado o controle da respiração e sua sincronização com os movimentos, de acordo com o nível do aprendiz.

E, mesmo que a aprendizagem do Tai Chi Chuan tenha que ser sempre por via oral (do mestre ao aluno) e através do exemplo, existem certas características que podem ser explicadas de antemão:

- movimentos lentos, conservando o eixo de energia que cruza dentro do nosso corpo, dos pés à cabeça,
- evitar os movimentos bruscos ou violentos,
- respiração pausada que ajuda a relaxar os músculos e o aumento da capacidade de oxigênio que chega ao cérebro.  


para saber mais
Hong Kong Tai Chi Association, em Hong Kong, China
The Heaven and Earth Academy of Tai Chi, em Londres, Reino Unido

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